Glamour - Maio 2009
![]() |
Na Noite depois do Oscar, eu conheci Miley Cyrus , em um restaurante de sushi em L.A. Como outras adolescentes obcecadas por roupas, ela está pensando excitadamente no próximo vestido que está planejando usar para a próxima noite. A “feliz-por-ter-sido-convidada-para-a-festa” atitude dela é uma fofa contradição, dado tudo que foi realizado: Sua série do Disney Channel, Hannah Montana, estreou como a mais alta de audiência a mostrar nas redes da história, um dos soundtracks foi dupla platina; os ingressos para seu show, The Best of Both Worlds Concert, vendeu mais de 55,2 milhões de dólares. E agora ela vai estreiar Hannah Montana: O filme. A Garota promete ser outro grande avanço para a franquia da Hannah Montana, atualmente projetado para ser – preparados? – 1 bilhão de dólares! Tudo está bem, mas a garota de 16 anos está tentando seguir em frente para a próxima fase de sua vida. Ela está se amadurecendo profissionalmente e pessoalmente: Cyrus está namorando com o modelo Justin Gaston de 20 anos. No caminho ela teve que enfrentar uma controvérsia pela primeira vez. Ela fez um photoshoot para a revista Vanity Fair, onde ela posou usando apenas toalha, chocando alguns fans. Mais sério: uma careta, brincadeira com os amigos, puxando seus olhos para o lado. “Acho que em algum ponto, você acaba solucionando sozinha”, diz Miley Cyrus. “Eu ainda estou aprendendo sobre quem eu sou”. Embora Cyrus seja um dos maiores exemplos das adolescentes, ela parece imperturbável pela existência do seu “FishBowl”*, falando tranquilamente sobre a mulher que quer ser e cada tópico perguntado à sua maneira.
GLAMOUR: Ok, eu estou sentada aqui, comendo sushi com você, e eu tenho que dizer, você parece totalmente uma adolescente normal! Como isso é possível? Miley Cyrus (MC): (Risos). Eu acho que em algum ponto durante a vida, todo mundo “põe seu eu para fora” (Um jeito de dizer que ela é assim mesmo). Eu não terminei isso exatamente. Ainda estou aprendendo quem sou eu.
GLAMOUR: Você acha que estes últimos anos de intensa fama te deram uma nova/diferente perspectiva? MC: Eu estava falando com minha mãe um dia, e eu disse que não iria mudar a maneira que cresci de jeito nenhum. Mas, sim, eu sou muito julgada. Eu fui ao Oscar pela primeira vez quando tinha 13 anos. Depois tive meu primeiro relacionamento sério [Com Nick Jonas, dos Jonas Brothers]; Os últimos 2 anos foram bem duros. Essas são experiências que a maioria das pessoas não tem antes de 19 ou 20 anos. Então minha vida foi bem rápida. [Minha Carreira] É uma enorme responsabilidade.
GLAMOUR: Então quais foram às lições que você tirou dos seus erros? MC: Eu aprendi como respeitar eu mesma e como dizer não. Eu aprendi o que eu consigo realmente. Eu tenho 200 ou 300 amigos, mas eu confio em poucos. Quando eu leio alguma coisa nos Tablóides e isso foi de um “Membro”**, eu quero saber quem eles pensam que são. Porque eu consigo contar em uma mão as pessoas que me conhecem de verdade. Tem a minha melhor amiga, Mandy; Eu posso contar a ela tudo sem tudo sem ser julgada. Tem o Jason Earles, que está no meu show – ele é como um irmão mais velho para mim. Tem a minha irmã mais velha, Brandi. E a melhor coisa que aconteceu comigo em um longo, longo tempo foi conhecer o Justin [Gaston], porque ele é a pessoa mais respeitosa e altruísta que eu já conheci.
GLAMOUR: Você se preocupa se seu namorado é muito velho? MC: Eu não acho que esteja fazendo alguma coisa errada, e estou pronta para as pessoas aceitarem isso. Meus fãs já aceitaram – Eles só querem me ver feliz. Eu não sentia essa felicidade em muitos anos… trabalhando muito, me mudando de Los Angeles para Nashville, passando por um péssimo fim de relacionamento [Com Nick Jonas]. Eu finalmente estou feliz de novo, e acho que isso refletiu na minha música e no meu trabalho. Honestamente, eu não sinto que há alguma coisa a esconder. Eu amo muito ele e não me preocupo.
GLAMOUR: Como você o conheceu? MC: Meu pai nos apresentou no set de Hannah Montana. Eu estava com uma aparência péssima naquele dia. Eu estava usando suéter e óculos naquele dia, e nós conversamos. Em seguida, ele apareceu no dia seguinte e disse, “Eu não consigo parar de pensar em você. Posso te levar para ver um filme?”. Quando ele me levou para casa, eu disse, “Eu não quero me fechar com você, pois não sei onde isso pode parar.” E ele disse, “Bem, você não pode viver desse jeito”. Então nós andamos 3 milhas à pé, e falando e falando e falando. E eu senti 10 £*** elevação dos meus ombros. Agora, ele era meu melhor amigo.
GLAMOUR: Seu pai é uma grande parte da sua vida. Vocês parecem ter uma ótima relação. MC: Isso pode parecer estranho vindo de um adolescente, mas eu gosto quando meu pai se sente frustrado comigo ou chateado. Eu realmente sinto que a vida não é só pregada no trabalho dos pais. A maioria dos pais nisso falam “Seja ‘livre’ faça o que você quiser” e Meus pais não querem que eu vá para ‘toda’ a Hollywood assim.
GLAMOUR: Parece tão difícil de ignorar isso. MC: E é! Em um primeiro show de um Awards que eu fiz, tinha um pouco de vodka, na minha bolsa de presente. Ninguém pareceu se importar que estavam dando isso para alguém de 12 anos de idade!
GLAMOUR: Só pode estar de brincadeira! MC: Eu acho que isto que pega várias pessoas. Regras são regras, sabe? Se você não tem 21 anos, você não entra num bar. Você não vai á clubes. Nesse caso as pessoas são acostumadas com “sim” toda hora. Quando alguém disser “não” elas vão ficar piradas. Eles procuram o empresário,agente para alguma aprovação ao invés de pedirem opinião dos pais.
GLAMOUR: Você pode imaginar sua vida agindo como Lindsay Lohan, Britney Spears? Elas começaram cedo na Disney também. MC: A última coisa que eu quero fazer é desapontar a minha família. A mãe de meu pai morreu aos 18 anos, e se algo acontecer com meus pais eu vou querer fazê-los ficarem orgulhosos. Eu acho egoísta sair para festas toda hora, se você têm as pequenas [com sua família]. Eu tenho uma irmã de 9 anos, e eu não quero que ela vá para a escola e as pessoas tirem sarro dela por causa disso.
GLAMOUR: Este ano, vazou umas fotos, que ‘te fez’ parecer racista. O que você diz para as pessoas que foram ofendidas com isto? MC: Eu me arrependo disto. Eu fiquei embaraçada, e eu pedi desculpas. E eu sinto muito. Eu vou ser mais cuidadosa no futuro, mas eu sei que estes não serão os últimos erros que farei. O minuto que eu parar de cometer erros é o minuto que eu vou parar de aprender.
GLAMOUR: Você provavelmente ganha muito dinheiro com o trabalho que faz. Como você lida com ter seu próprio dinheiro? MC: Na indústria há tantas coisas que podem assumir a sua vida: Dinheiro, álcool, drogas. Mesmo moda. Pessoas falam coisas, e você começa a acreditar que a vida é fácil. E não é bem assim – você não é supostamente a pessoa que faz nos filmes. Eu estou bem, eu vou ser capaz de viver confortável por um tempo. Mas tento manter minha mente o mais longe do dinheiro e coisas materiais do meu trabalho o possível.
GLAMOUR: Então você não entra em uma loja e compra uma bolsa de U$ 1,000? MC: Eu acho isso ruim, sempre ter uma bolsa de U$1,000 diferente. É obvio que estou vestindo Prada, eu não gastei U$100. Se eu quero comprar alguma coisa, eu trabalho duro, e faço isso. Eu tenho limites com meu dinheiro. Eu ligo pra minha mãe para perguntar, “Posso ter isso?”. Porque eu sei que posso ser mais sábia gastando meu dinheiro.
GLAMOUR: Existem coisas que você prefere comprar um pouco mais barato?
MC: Eu amo compras e ‘pechinchar’ as compras. Qualquer um pode fazer Mare Jacobs parecer lindo, mas não é todo mundo que pode ter algo de pequenas lojas e fazê-las pareceram com Prada! GLAMOUR: Você tem usado a fama como um modelo para a arrecadação de fundos para o câncer. Por que motivos faz isso? MC: Meu avô morreu de câncer pulmonar, e ele era meu melhor amigo. Eu já perdi outros amigos, não de câncer, minha melhor amiga morreu de fibrose cística. E me mata, quando as pessoas perdem alguém que amam, então eu ajudo o máximo que posso: ofereço para os médicos e hospitais; arranjo enfermeiras voluntárias; ponho um sorriso nas crianças. As coisas que eu fiz para a City Hope (centro de educação de tratamento e de pesquisa contra o câncer), que foi financiado pelos Jonas Brothers. Já levantei cerca de 2,5 milhões de dólares dos shows.
GLAMOUR: Quais são algumas modelos de celebridades que você gosta? MC: Isso na verdade é engraçado. Eu sou uma GRANDE fã da Jennifer Aniston, e uma GRANDE fã da Angelina Jolie. Jennifer Aniston pode vestir um simples vestido preto, com uma maquiagem básica e cabelo liso e ficar deslumbrante. Angelina sempre parece tão confortável em sua própria pele. Em uma premiere ela estava usando uma paintsuit (camiseta e calça formal, um ‘terno’ de mulher), que mulher que coloca isso fica incrivelmente atraente? Ela também, mudou, de adolescente rebelde para uma mãe tendo uma vida normal. E Jennifer Aniston depois de seu divórcio podia ter dado a louca com outros caras, mas não foi. Se algo assim acontecesse comigo eu ficaria do tipo “seja como a Jennifer, Miley!”. Ela tem tanta classe. GLAMOUR: O que você acha da tendência de lipoaspiração de astros jovens de Hollywood? MC: Eu acho besta. Vai ficar marcado em você para sempre. Eu estive em Photoshoots, e fui experimentar algumas roupas, e pensei “Oh Meu Deus, por que elas não servem?”. Eu nunca vou ser uma modelo muuuuito alta e magra, eu sempre vou ter um pouco mais de carne nos ossos. Uma coisa que me incomoda é quando as pessoas dizem, “Miley precisa perder alguns quilinhos” ou “os seios dela estão definidos”. Eu comecei o trabalho muito magra, mas você não vai ter seios volumosos com 12 anos. Eu fiquei do tipo: “Do que está falando? – me deixe crescer!”
GLAMOUR: Você já sentiu que não teve uma infância normal, ou se preocupa em crescer rápido demais? MC: Algumas vezes eu sinto que sou muito madura para minha idade, mas outras vezes, eu me sinto muito imatura. Eu ainda gosto de dormir com os meus pais as vezes. Eu vou para o quarto deles e deito do lado de minha mãe, porque eu trabalhei o dia todo e não vi ela ainda. Ou meu pai me dá carona. Eu não estou muito perto de pessoas da minha idade, então eu não sei como alguém de 16 anos são supostos a agir! Eu só faço o que acho certo.
GLAMOUR: A onde você se vê daqui a 10 anos? MC: Espero que determinada, fazendo filmes, morando em uma casa, talvez já casada. Eu acho que minha mãe fez quase tudo perfeitamente, e eu quero ser a mãe legal que as crianças correm para a casa procurando. Agora, ainda estou aprendendo quem sou. Um minuto eu tenho cabelo preto, no outro ele já está vermelho. Um dia eu estou usando All Star, no outro estou no visual de hippie. Eu definitivamente sinto que conheço eu mesma mais do que nunca, mas não sinto que devo apressar a minha figura. Eu tenho todo o tempo do mundo para fazer isso.
* Como é um tipo de “gíria” americana, não tem tradução para o português, mas tem um sentido de “exemplo, fama”. ** Uma palavra que ela usou para exemplificar, o que quer dizer que ela não achava uma palavra certa para dizer isso. Por isso falou entre aspas. *** £ ß significa pounds, que é uma forma de medida de dinheiro, como centavos. |