Billboard - Junho 2010
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A fita da audição de Miley Cyrus para a série do Disney Channel Hannah Montana pode ser achada no Youtube. Nela, Cyrus de 12 anos está ostentando um cabelo crespo, com um grande sorriso – e, surpreendentemente, mesmo assim, seu sotaque de uísque de marca quando ela fala. Ela exibe a pose praticada de todos os atores criança – um destemor quando se trata de olhar diretamente para a câmera e recitar suas falas – e sua postura mostra que ela sabe que isso são oportunidades de negócios e não um apelo social. Correndo durante cinco anos, e a mais nova oferta de Cyrus no Youtube, seu vídeo para a faixa título do seu álbum “Can’t Be Tamed” envolve uma gaiola que funciona como um playground de poling dance, com bailarinos se contorcendo de fundo e uma fantasia conhecido por suas penas e decote. Como os ídolos teen da Disney, Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake antes dela, Cyrus está agora fazendo a muitas vezes obscura transição para um artista adulto. A liberação de “Can’t Be Tamed” em 22 de Junho é a mais ousada declaração em um processo de anos de transição de Cyrus longe da varrida face e todo o charme de Hannah Montana para uma diva moderna. “Estou apenas num lugar certo onde eu tenho mudado muito como pessoa,” ela diz. “Tenho crescido muito, o que todo mundo faz.” Todo mundo faz – mas poucas têm que fazer isso em frente aos holofotes públicos com todas as divisões da Miley Inc. – de filmes para séries de TV para trabalho excessivo de voz para vestuário – cavalgando no sucesso da transição. Sua música tem seguido uma transição entre adolescente e adulto, com singles como “The Climb” e “Party In The USA” oferecendo uma mensagem bem diferente das pequenas faixas anteriores como “See You Again” e “7 Things”. Na véspera de estreia do vídeo “Tamed” no dia 4 de Maio, Cyrus sabe que ela terá que brigar. “Você vai querer tipo, morrer quando ver a gaiola no clipe porque é tão doida.” – diz ela. Apesar da marcha de Cyrus para a idade adulta, ela ainda fala como uma adolescente – com a velocidade rápida, com umas 200 palavras por minuto. “Eu tenho tipo uns 30 dançarinos e uma árvore. É algo literalmente fora do controle e eu com certeza estarei fazendo muitas coisas como essa.” As grandes vendas são uma resposta de que a nova imagem de Cyrus está sendo positiva. Para a semana terminando dia 23 de Maio, o single vendeu mais de 190 mil vezes, ficando em quarto lugar na lista de Digital Songs e estreando em oitavo na HOT 100. “A transformação de Miley foi inevitável. Ela estava se arranhando para fazer isso há algum tempo” – diz Suzanne Ross, produtora executiva da E! – “True Hollywood Story”. “Estou surpresa que isso ainda choque as pessoas. É uma parte inevitável de crescer na Disney. É uma fórmula, pelo que temos visto os últimos anos. Disney faz de você uma estrela, você faz da Disney algo enorme, os dois fazem montanhas de dinheiro e então você os deixa para encarar o mundo de verdade.”
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“Can’t Be Tamed” é o sétimo álbum de estúdio de Cyrus – mas é o quarto lançado sem “Hannah Montana” nas costas. E enquanto Cyrus está se distanciando de “Hannah”, ela ainda tem o benefício de ser um produto da gigante máquina Disney. “Nós somos muito sortudos por termos artistas que tem diversos níveis de suas carreiras, sendo filmes, TV, livros ou CDs” – diz Abbey Konowitch da Hollywood Records. “O lado ruim é que estamos lutando por minutos – não horas ou semanas – das habilidades desses artistas.” Cyrus começou a trabalhar no álbum em Dezembro de 2009, enquanto estava em turnê em Londres, incluindo 5 shows com ingressos completamente esgotados na Arena O2. O produtor John Shanks – que anteriormente trabalhou com ela no sucesso “The Climb”, número #4 na Billboard HOT 100 e #1 durante 15 semanas no Chart de Adulto Moderno – se juntou a Miley novamente para esse álbum. “John passou bastante tempo, que Deus o abençoe, voando para Londres e encontrando com ela para escrever músicas e gravá-las.” – disse Jon Lids, da Hollywood Records. “E então ele voltava para Los Angeles e trabalhava nas músicas. Ele era realmente um soldado e um viajante por fazer essas coisas entre a agenda cheia de Miley.” Além de Shanks, Miley trabalhou com dois rostos familiares no CD: os co-compositores Antonita Armato e Tim James, que ajudaram em “7 Things” e “See You Again” e também na faixa que é o primeiro single do álbum. “Eu chamo Antonita ‘mamãe’ porque ela é minha segunda mãe.”, diz Cyrus – “Ninguém poderia nunca entender a relação que temos. Eu tenho trabalhado com ela por quatro anos e todo dia eu vou ao estúdio, nós sentamos, comemos cupcakes, conversamos e eu conto a ela tudo que está passando em minha vida. Acho que é por isso que fazemos boas músicas juntas.” Apesar da maioria das músicas estarem inspiradas na batida europeia de ser, como David Guetta e Black Eyed Peas, Cyrus diz que o ritmo é algo secundário diante das letras pessoais. “Eu não ouço nada de música pop, o que é bem estranho para quem faz música pop.”, Cyrus diz, observando que o primeiro show que foi na vida foi da banda Poison (ela faz o cover de “Every Rose Has Its Thorn” com Bret Michaels). “Eu com 13 anos teria batido em mim com 17 anos dizendo tipo ‘Você esgota todos os shows!’ Mas isso não é o que acontece. Isso não é sobre música dançante. ‘Ooh, estou na boate e estão todos olhando para mim.’ Significa algo. Eu não estou apenas sentada aqui tentando vender glitter e glamour porque ninguém vive essa vida. Muitas músicas pop são superficiais, mas essas não são.” Como exemplo, Cyrus cita a música “Liberty Walk”, sobre alguém que encontra a coragem de sair de uma relação abusiva. Ela diz que não tem um processo formal para compor uma música e em vez de escrever notas no celular ou em um caderno, ela prefere o computador. “Como qualquer coisa – as roupas que eu uso ou o modo como quero parecer – não planejo isso.” – diz Cyrus – “Mesmo com o vídeo de “Can’t Be Tamed” eu preparei algumas coisas, mas além disso, é simplesmente o que vem. Nós não tínhamos toda a coreografia pronta porque eu não queria parecer falsa e polida. Tudo na vida tem que vir natulramente ou sinto como se já tivesse sido feito.” Para Cyrus, ser autêntica pode ser a chave para seu sucesso na transição para a vida adulta. “O desafio é: como esses ídolos do pop adolescente amadurecem sem alienarem seus fãs – esses que te apoiam quando está crescendo alta, incluindo os pais que são frequentemente vistos nos shows?” Ross pergunta – “Miley está em boa companhia. Depois que Britney Spears apareceu na capa da Rolling Stone de forma inesperada, houve um boicote em sua música e no lançamento de ‘I’m a Slave 4 U’. Ela sofreu muitas críticas. Mas enquanto o público perceber que o artista está sob controle de sua imagem, eles tem a tendência de serem perdoados. Com Christina [Aguilera], quando ela veio com ‘Dirrty’, isso também criou uma tempestade na mídia mas ela deu a volta por cima e se reinventou com ótimas músicas e baladas.”
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Apesar de seu status de super platina, há uma coisa que Miley Cyrus ainda tem que alcançar: número #1 no HOT 100 da Billboard. Com seu nome, Cyrus teve 14 músicas na Billboard, incluindo seu último single “Can’t Be Tamed” e “Party in the USA”, que chegou perto, ficando na #1. Cyrus também alcançou o HOT 100 com outras 18 músicas de “Hannah Montana”. O mais Alto de 2009 foi “He Could be the One”, na #10 posição.
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Encaixando um álbum que foi gravado enquanto Cyrus viajava pelo globo, “Can’t Be Tamed” é o primeiro CD Hollywood Records que terá suas vendas iniciadas no mesmo dia no mundo todo. “Normalmente nossos álbuns são divididos pelo mundo por causa da disponibilidade do artista.” Konowitch diz – “Nesse caso, podemos lançar o single no mesmo dia, o clipe e etc.” A licença da Hollywood Records é a Universal Music Group e com a música começando a vir junto no ano passado, Konowitch decidiu apresentar na forma mais cedo da marca européia para ter uma boa estréia de forma global. “É incomum para nós termos tempo para fazermos isso.” O agente de Cyrus, Jason Monrey, tocou o álbum em quatro encontros na Europa e eles confirmaram o que a Hollywood Records dos Estados Unidos já havia decidido: A música que dava no nome ao álbum, seria o primeiro single do CD. “É ainda mais pop dance do que eu pensava que seria no início.” Konowitch diz “Mas é bem confortável para ela e também é confortável para a música contemporânea.” O single teve estréia dia 30 de Abril no MySpace e logo na semana seguinte entrou no TOP 40 das rádios. O single foi lançado digitalmente dia 18 de Maio. Sharon Duster do WHTZ Nova York diz que a resposta das pessoas que ouvem ao single tem sido positiva ultimamente. “Acho que ela já se separou da Disney há alguns singles atrás, graças aos filmes que ela faz e que não está em Hannah Montana. Agora ela é Miley a artista, a cantora.” – diz ela. Apesar da data de lançamento no mundo todo, Cyrus não está incialmente vindo com uma turnê formal para o novo álbum. Em vez disso, ela fará performances aleatórias pelo mundo. Ela irá tocar no Festival Rock in Rio em dois países. Lisboa dia 29 de maio e Madri, dia 6 de Junho. Ela também irá performar e ser uma das apresentadoras do Much Music Awards dia 20 de Junho no Canadá. No mercado interno, enquanto os lançamentos de Cyrus “Hannah Montana” são empurrados por diversas entidades da Disney – Disney Channel e Radio Disney – esses álbuns que são lançados embaixo do nome de Cyrus, ela também usa empresas de fora para a divulgação. “É um mercado separado da marca Miley Cyrus.” – diz Konowitch. O vídeo para Can’t Be Tamed estreou dia 4 de Maio na E! News como parte de um pacote que incluía uma entrevista com Ryan Secreast e a exclusiva hospedagem do clipe no site eonline.com. O vídeo foi dirigido por Robert Hales, que já trabalhou em vídeos para Justin Timberlake e Gnalrs Barkley. O novo look de Cyrus também será apoiada pela ABC, incluindo a performance no “Good Morning America” Summer Concert Series em Nova York e no “Live! With Regis & Kelly”. Sua aparição dia 18 de Maio no “Dancing With the Stars” foi assistido por 13 milhões de pessoas, de acordo com a Nielsen – o lançamento do single de Can’t Be Tamed foi marcado através dessa performance. Em adição, ela irá aparecer dia 17 de Junho no programa de David Letterman. Hollywood Records está investindo em aparições na TV em vez de rádio para “Can’t Be Tamed”, diz Konowitch, em função da falta de tempo que cerca Cyrus. “Aprendemos o benefício de pequenos eventos versus a tradicional imprensa e turnê.” Promoções exclusivas também ajudam na divulgação. O CD vem em duas formas: um sozinho de 218 dólares e uma versão deluxe com CD/DVD de 25 dólares. O DVD inclui uma performance nunca vista de Miley na Arena O2 de Londres. O filme contém 19 músicas de Cyrus, contando com as do off-palco.
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“Hannah Montana”, o seriado que fez Miley ser conhecida no mundo todo, está chegando no final. A quarta e última temporada irá ao ar esse verão. Para Cyrus, o fim vem com uma mistura de empolgação e alívio. Mas é um alívio que vem com o conhecimento de que o fim só traz para Cyrus mais trabalho. “É difícil você estar fazendo um show, então você vai para Londres por dois dias e então você volta e está filmando o seriado de novo. Eu poderei ir a todo lugar e não terei nada me prendendo de volta aqui.” – diz Cyrus. Uma grande parte do apelo de “Hannah Montana” era vê-la se equilibrando entre as duas personagens que ela interpretava no programa: estudante durante o dia, superstar a noite. O mesmo poderia ser dito de Cyrus, já que ela forma uma cultura pop adolescente e em seu tempo livre tenta sair da dominação mundial. Lady Gaga recebe elogios – “diferente de vários artistas, todas as músicas dela significam algo para sua personalidade” – e ela continua dizendo que não assiste “Glee”, mesmo que seu sucesso “The Climb” tenha aparecido no musical recentemente. “Sinceramente? Musicais? Simplesmente não consigo. E se fosse simplesmente a vida real e você andasse nas ruas e de repente aparecesse uma música sobre o quanto você ama seus sapatos?” ela para e ri – “eu iria ter hits no Youtube.” |